07 de janeiro de 2016 - Fonte: Internet - Fotógrafo: Divulgação

Lá vem você com esse papo de que teve pesadelos bizarros durante o sono porque exagerou no jantar ou porque assistiu aquele filme de terror do demônio.  

Mas você sabia que a causa real pode ser, surpreendente, a posição em que você dormiu? De costas, de bruços, sobre o lado esquerdo ou direito: segundo a ciência, uma delas faz você ter sonhos com sexo, paixão ou perseguição.


Um estudo publicado na revista científica Dreaming avaliou como a posição corporal afeta as características do sonho. Para isso, os pesquisadores aplicaram escalas de intensidade e tipo dos sonhos e questionários sobre posição de dormir a mais de 600 pessoas.


Os resultados mostraram que dormir de barriga para baixo estimula três tipos de sonho: sonhos eróticos; sonhos em que você acredita que alguém que você nunca conheceu, geralmente superior de alguma maneira, está apaixonado por você; sonhos de perseguição.

A ciência já mostrou em outras ocasiões que a posição do corpo durante o sono pode afetar os sonhos. Um estudo publicado na revista Sleep and Hypnosis avaliou a relação entre posição ao dormir e características dos sonhos em 63 pessoas (45 homens e 18 mulheres).

Além de serem questionados sobre características dos seus sonhos, frequência de pesadelos e emoções durante os sonhos, eles responderam a um questionário sobre qualidade do sono. Os pesquisadores descobriram que dormir sobre o lado esquerdo do corpo praticamente triplica suas chances de ter um pesadelo em comparação com dormir sobre o lado direito.

Internet