20 de janeiro de 2015 - Fonte: Gravidas On Line - Fotógrafo: Divulgação

O nascimento de um bebé é um momento muito importante, apesar da gravidez durar 9 meses, a mulher tem o dom de sentir o bebé a crescer, a sentir os seus movimentos e as suas necessidades.

O modo como o homem vive a gravidez é diferente da mulher.

O Pai tem um papel fundamental, mas a verdade é que a maioria dos homens nos primeiros dias tem receio de partir o bebé

É importante que fale e cante para o bebé ainda quando está dentro da barriga, ele vai começar a reagir à sua voz.


Os bebés não trazem um livro de instruções, vão chorar porque têm fome, porque têm sono ou vão chorar simplesmente porque é o que sabem fazer.

Os primeiros dias são muito complicados, os amigos e familiares fazem questão de visitar o novo herdeiro da família, a mãe ainda está a recuperar física e emocionalmente do parto, o papel do pai é impor limites nas visitas e nas “ opiniões e palpites” que surgem de todo o lado.

Só nos filmes e novelas é que as mulheres saem da maternidade, cheirosas, lindas e em forma, na realidade o corpo da mulher demora algum tempo a recuperar, a mãe está mais fragilizada e o seu papel é dizer várias vezes ao dia que ela está linda.

As mães adoram a sensação que podem fazer tudo, mas ninguém é de ferro e o cansaço começa a pesar, o papel do pai é garantir que a mãe descansa, diga-lhe para tirar uma sesta ou um cochilo e fique com o bebé, alimentado e com a fralda limpa só tem de dar todo o seu amor e estabelecer laços com o bebé.

Dar banho a um recém-nascido é algo que assusta a maioria dos homens, na realidade não é nada complicado, mas se tem algum receio comece por partilhar este momento com a mãe e o bebé, ajude a preparar a água e aos poucos comece a aumentar a sua participação, vai descobrir como é delicioso dar banho a um bebé.

Outro item muito complicado para os recém papás é a mudança da fralda, especialmente, quando esta traz um presente extra, nada que a prática não resolve, se nas primeira vezes ficar mal colocada, ao contrário não faz mal, errar ajuda a aperfeiçoar. Lembre-se apenas que a fralda é para colocar no rabinho do bebé, não vale colocar em mais nenhum lugar.

Fonte: Grávidas On Line