19 de dezembro de 2014 - Fonte: Wikipédia - Fotógrafo: Diversos

Fundação e Gentilico:fundacao
População: populacao
Area: area 
Densidade: densidade
Altitude: altitude
Clima: clima
Imagens: imagem

Cidade de Irapuru
 
O município de Irapuru está situado a oeste do estado de São Paulo, na região conhecida como Nova Alta Paulista.

Sua posição geográfica é considerada privilegiada, tendo em vista posicionar-se na área central da referida região e, por ser também o principal ponto de ligação com a região da Alta Sorocabana, nos referenciais Irapuru - Presidente Prudente.  

A sede do município está na área do espigão divisor Aguapeí-Peixe, sendo que sua parte sul, encontra-se totalmente no 9º perímetro. É considerado um município cujo solo é produtivo e privilegiado por manchas férteis.  

O município possui uma temperatura de clima quente e com inverno seco, este com pouca freqüência durante o ano. Associando-se as vantagens do solo com as condições climáticas favoráveis, tem se aí o grande potencial para qualquer tipo de agricultura. Não bastasse o café e o algodão coroando de glória a economia do município na primeira década de vida, hoje reconhecem-se a fruticultura como agente de grande produtividade.  

O município pode ser considerado como um grande sítio arqueológico. Afirmações desse quilate foram traduzidas por pesquisadores que aqui estiveram quando dos grandes achados que deixaram curiosos seus moradores.

Dentre as peças, fósseis, que os estudiosos afirmam ter mais de 70 milhões de anos