18 de junho de 2017 - Fonte: Portal Regional - Fotógrafo: Viviane Santos/JR
O contrato de trabalho da empresa com o jovem aprendiz, vai de acordo com os cursos oferecidos pela INA
De acordo com a psicóloga Ana Claúdia da Instituição Novo Amanhecer (INA) Dracena, os jovens são contratados pelas empresas em setores como: Alimentício, combustível, saúde e escritórios

Atualmente está cada vez mais notável a presença de jovens aprendizes no mercado de trabalho em diferentes setores e em Dracena, as empresas estão cada vez mais inserindo esse público, dando oportunidades para o crescimento profissional e pessoal.

Segundo a psicóloga Ana Cláudia da Instituição Novo Amanhecer (INA) de Dracena, a quantidade de jovens aprendizes inseridos no mercado de trabalho fica em torno de 130 oportunidades, em que as empresas, conforme ela, tem a obrigatoriedade de contratar um jovem aprendiz.

Conforme a psicóloga da instituição, as empresas são notificadas pelo Ministério do Trabalho para cumprir a cota de aprendizagem, sendo assim, a entidade é procurada para realizar a parceria.

Ainda segundo Ana Cláudia, os setores que tem mais empregados esses jovens aprendizes são: repositores de mercadorias (46), assistente de escritório (40), assistentes de vendas (20) e saúde (5) e vendedor frentista (17).

Segundo ela, o salário dos jovens aprendizes é com base no salário mínimo nacional, em que eles acabam recebendo R$ 4,26 por hora trabalhada.

CONTRATOS - Conforme Ana Cláudia, o contrato de trabalho da empresa com o jovem aprendiz, vai de acordo com os cursos oferecidos pela INA como: assistente de escritório, assistente de vendas, repositor de mercadorias, auxiliar de saúde, assistente de marcenaria, assistente de linha de produção e assistente de educação são 15 meses, já Assistente bancário 24 meses e o de vendedor/Frentista são 11 meses.

De acordo com Ana Claúdia, a Intituição Novo Amanhecer (INA) atende atualmente 380 jovens, sendo eles em: 128 pelo Programa de Qualificação de Aprendizagem (Menor Aprendiz e Jovem Aprendiz); 237 pelo Programa Vida Nova (Jovens sendo preparados para o Mercado de Trabalho, aguardando uma oportunidade) e 15 pelo Projeto Retecendo a Vida (Curso de Assistente de Cabeleireiro).

“Nossa missão é proporcionar aos adolescentes atendidos, a oportunidade de adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes que favoreçam a busca da qualidade de vida, que aprendam a tomar decisões, construam relações saudáveis e se reconheçam como sujeito participativo dentro de seu grupo social.”, disse a psicóloga Ana Claúdia, sobre o principal objetivo da Instituição Novo Amanhecer (INA).

Instituto Novo Amanhecer

A Instituição Novo Amanhecer completa no dia 1º de agosto, 39 anos de fundação, a entidade mantém convênio com a Prefeitura de Dracena por onde recebe recursos municipal, estadual e federal, além de doações vindas através do Telemarketing, parceria com as empresas no Programa de Qualificação de Aprendizagem, notas fiscais paulista e repasse do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente que é a destinação do Imposto de Renda.

Portal Regional