18 de junho de 2019 - Fonte: Pref. de Tupi Paulista - Fotógrafo: Divulgação

A Escola Municipal Leônidas Ramos de Oliveira desde o ano 2000 tem trabalhado as questões ambientais com seus alunos, professores, gestores e funcionários.

Diante da necessidade de documentarmos a implantação de uma “Instalação Modelo de Sustentabilidade” em um imóvel pertencente ao poder público municipal, foi escolhida a edificação da Escola Prof. Leônidas Ramos de Oliveira para adotar tais medidas.

As ações previstas são de adequação ao clima do local, com o intuito de minimizar o consumo de água e energia elétrica, aproveitando os materiais disponíveis na região, através de reuso ou reciclados e fazendo a substituição de aparelhos, além da valorização dos elementos naturais no paisagismo. 

Neste contexto, a escola já ganhou prêmio do governo federal como Modelo de Sustentabilidade. 

Para tanto, cada ano a escola implanta um item de sustentabilidade. 

Dentre os itens temos horta sustentável, viveiro de mudas, cisterna, bicicletário, vidraças com passagem de luz, rampa de acesso para cadeirantes e pessoa com deficiência visual com corrimão, espaço de área de absorção para escoamento da água da chuva, caixas acopladas nos banheiros dos professores, calçada ecológica, estacionamento com piso impermeável, arborização, torneiras com temporizadores, toda iluminação de led, Projetos relacionados ao meio ambiente como “Cultivando o Futuro” em Parceria com a UNESP-Dracena, entrega de sacolinhas para carro, entre outros, recolhimento de materiais recicláveis e COM-VIDA – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Tupi Paulista