17 de junho de 2017 - Fonte: Portal Regional - Fotógrafo: Assessoria de Imprensa
O prefeito recebendo o pré-certificado
Nova Guataporanga obteve a pré-certificação no Programa Município Verde Azul, uma iniciativa do Governo do Estado, que estimula e auxilia as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. Este ano serão duas pré-certificações e uma certificação final que será realizada no final do, quando o município precisa obter 80 pontos para a certificação definitiva. As próximas avaliações serão em setembro e dezembro.

O anúncio dos 103 municípios classificados (de um total de 606 inscritos) foi feito na tarde da última quinta-feira (6), no auditório do Cemforpe, em Mogi das Cruzes, durante o 1° Encontro Estadual de Pré-Certificação do programa. O prefeito de Nova Guataporanga Vagner Alves de Lima (Pretinho) esteve presente no evento recebendo o certificado do secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

O certificado Município Verde Azul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop). Este ano será destinado R$ 15 milhões ao programa, sendo dez vezes mais do que o destinado em 2016, e a partir da próxima semana, os municípios pré-certificados já podem reivindicar os recursos, de acordo com a meritocracia, explicou o secretário no evento.

Portal Regional