23 de maio de 2020 - Fonte: Pref. de Tupi Paulista - Fotógrafo: Ass. Imprensa
Prefeito Alexandre Tassoni Antonio
Devido a pandemia do novo coronavírus, a Administração Municipal de Tupi Paulista teve que redirecionar recursos estaduais, federais e municipais para ações de enfretamento da proliferação da COVID-19 no município.

Na Santa Casa local foi reservada uma ala especial com nove quartos para pacientes com sintomas gripais, contratada uma equipe de médicos e enfermeiros exclusiva para a pandemia, uma sala de emergência equipada com respirador, monitor cardíaco, desfibrilador, bomba de infusão e demais acessórios de EPI.

Também foi realizada a entrega de máscaras e álcool em gel para todas as repartições públicas e população em geral, contratação de fiscais, higienização de logradouros públicos,realização de barreira sanitária entre outras ações.

Apesar destas ações o município contabiliza mais de 30 casos confirmados do coronavírus em sua grande maioria oriundos da penitenciária de nossa cidade.

Diante disso se fizeram necessários o reforço na conscientização do isolamento social e 

restrição de funcionamento aos estabelecimentos comerciais, de acordo com o Decreto Estadual. 

Os pacientes confirmados do COVID-19 estão em isolamento domiciliar e são acompanhados diariamente pela equipe de combate a pandemia do coronavírus no município. Vale ressaltar que a Secretaria de Saúde vem direcionando todos os esforços nessa batalha, com a coordenação da Dra. Luci Carla Ernesto tem monitorado todos os casos confirmados do coronavírus na cidade, prestando assistência médica, psicológica e acompanhamento por meio dos agentes de saúde. O resultado dessas ações foi a cura até o momento de 25 pacientes, totalizando mais de 70% dos casos confirmados no município. 

Sobre as medidas do Governo Estadual para evitar a COVID-19, o Prefeito Lê é a favor da flexibilização da abertura gradativa do comércio local visto que a cidade conta com uma população pequena de 15.000 habitantes e não possui metrô, transporte coletivo, Shopping Centers ou locais de grande aglomeração e contágio.

Esta flexibilização atentaria a algumas regras de segurança em atenção especial as recomendações de distanciamento seguro da secretaria da saúde.

"Em um momento tão delicado e atípico como esse que todos estamos vivendo, a situação requer calma e responsabilidade. Estamos vencendo esta batalha diariamente e na convicção que muito em breve retomaremos nossa vida normal". Finalizou o Prefeito Alexandre.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Tupi Paulista