10 de agosto de 2018 - Fonte: Portal Regional - Fotógrafo: Sonho Nosso

Instituição com mais de 300 voluntários atua na prevenção de DSTs há 15 anos em Nova Guataporanga

Nesta sexta-feira (10), um encontro regional promovido pela ONG Sonho Nosso, em parceria com a Secretaria de Saúde da cidade, discute sobre o enfrentamento de infecções.

Um grupo reunido em prol da solidariedade em Nova Guataporanga tem a missão de promover o exercício da cidadania, direitos humanos e controle social das vulnerabilidades na região da Nova Alta Paulista. A instituição é composta por pessoas que possuem um mesmo sonho: fazer a diferença na sociedade.

Formada em 2003, a Organização Não-governamental (ONG) “Sonho Nosso” atua na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) através de ações desenvolvidas na localidade.

O grupo possui parcerias com organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc) e o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa). Além disso, o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo também apoiam o projeto.

Segundo a coordenadora de Projetos da instituição, Ana Carolina de Carvalho, de 31 anos, a organização conta com a participação de mais de 300 voluntários, entre médicos, enfermeiras, advogados, assistentes sociais, psicólogos, diaristas e estudantes do Brasil e do exterior.

“Atualmente quatro pessoas estão praticamente diariamente na sede. Três delas trabalham com todos os tipos de atendimento, sejam eles à comunidade, externos e com consultoria”, disse a Ana Carolina ao G1.

A ONG desenvolve ainda estratégias de promoção da saúde para públicos específicos a partir de trabalhos com a população de trabalhadores rurais. Em 2007, eles iniciaram uma atividade chamada “Prevenção na Alta Paulista”, que resultou em premiação do Conselho Empresarial de Prevenção ao HIV/Aids, intitulada “Aids no Mundo do Trabalho", além de prêmios destaques pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) e Inovações de Virologia pela Britsol-Myers Squibb, que é uma empresa biofarmacêutica global.

A coordenadora disse ainda ao G1 que faz parte do projeto há 12 anos. O que a motiva é o fato de acreditar que seu trabalho faz a diferença na vida das pessoas que recebem orientação por parte da ONG.

“Eu acredito que em todos esses anos de trabalho eu pude contribuir e fazer a diferença na vida de alguém”, disse Ana Carolina ao G1.

Encontro regional

Nesta sexta-feira (10), a “Sonho Nosso”, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Guataporanga, desenvolve um encontro regional sobre o enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na região da Nova Alta Paulista.

Os objetivos do evento são discutir a temática do assunto e explanar sobre os desafios, pontos fortes e fracos das estratégias de promoção da saúde e prevenção de agravos, além da atenção e dos cuidados às pessoas que convivem com a situação.

Os palestrantes são Silvia Almeida, que é ativista e consultora da Agência da ONU para Enfrentamento do HIV (Unaids); Eduardo Barbosa, colaborador do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids da Secretaria do Estado da Saúde e coordenador do Centro de Referência da Diversidade da Prefeitura de São Paulo; Glaucia Siqueira, enfermeira, docente de cursos de enfermagem e colaboradora da Secretaria da Administração Penitenciária; e Victor Fonseca, colaborador da Sonho Nosso e consultor da Ministério da Saúde.

Além disso, a coordenadora de Projetos da Sonho Nosso, Ana Carolina de Carvalho, estará presente no encontro. A enfermeira Karina Soares e o engenheiro de segurança Ricardo Picinini, que trabalham em usinas da região nas quais a instituição desenvolve ações de prevenção junto aos trabalhadores rurais, também fazem parte da lista de palestrantes.

O ciclo de palestras é gratuito e ocorre no Centro Comunitário “José Lima de Menezes”, em Nova Guataporanga, das 8h às 15h.

Na galeria abaixo fotos de ações da ONG Sonho Nosso

G1

MATÉRIA NO PORTAL REGIONAL DE DRACENA

O evento acontece hoje e tem por objetivo apresentar os desafios, experiências e discutir as dificuldades no enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis na região da Alta Paulista

A Secretaria de Saúde de Nova Guataporanga e a Frente de Apoio Comunitário – Sonho Nosso promovem hoje, 10, o encontro regional sobre o enfrentamento das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) na região da Alta Paulista. É voltado a gestores, profissionais de saúde e demais interessados no tema. Será no Centro Comunitário José Lima de Menezes, em Nova Guataporanga.

O evento tem por objetivo apresentar os desafios, experiências e discutir as dificuldades no enfrentamento das IST na região da Alta Paulista x atendimento das metas do milênio da ONU sobre HIV/Aids.

A organização informa que serão abordados os temas: Panorama geral das IST/Aids; enfrentamento às IST/Aids na região da Alta Paulista; resultados do projeto “Ações de Prevenção as DST/Aids na região da Alta Paulista”; desafios para atendimento das metas do milênio sobre HIV/Aids – ONU/Unaids; roda de conversa: gênero, família, saúde e sexualidade.

Mais informações pelo telefone: (18) 3856-1139. E-mail: contatosonhonosso@gmail.com. Whatsapp: (18) 99672-7996

Portal Regional via Secretaria de Saúde de Nova Guataporanga