22 de fevereiro de 2020 - Fonte: Policia Militar - Fotógrafo: Policia Militar/Cedida
Policiais militares são orientados para a operação Carnaval Mais Seguro
O Carnaval está chegando e muitas pessoas já estão se preparando para aproveitar os festejos, por isso a Polícia Militar dá dicas para aproveitar o feriado prolongado com segurança.

A prevenção é a melhor forma de inibir a ação criminosa e a autoproteção é um dos fatores mais importantes para aumentar sua segurança.

Os foliões devem estar atentos quanto aos seus pertences como: carteiras, celulares, máquinas fotográficas e bolsas, evitem andar com esses objetos ostensivamente e não os deixem expostos em lugares que possam chamar a atenção de pessoas mal intencionadas.


Redobrem a atenção com objetos de valor como: brincos, pulseiras, correntes de ouro, relógios, são fáceis de serem arrancados, e chamam muita atenção.

Não levem consigo altas quantias de dinheiro, cartões de banco com senhas anotadas e guardadas na carteira e talões de cheque. Leve somente o necessário para o consumo.

Não se envolvam em brigas e mantenham-se afastados de tumultos. Não deixem seus veículos estacionados em locais mal iluminados ou afastados. Objetos de valor em seu interior, como óculos, carteiras, bolsas, GPS e outros aparelhos eletrônicos são as causas mais comuns de furtos. Recomendamos também que no período noturno não permaneçam em seu interior por períodos longos.

Instruam as crianças a não falarem com estranhos e, se necessário, procurarem auxílio de um policial militar.

Evitem o consumo de álcool – bebida e direção não combinam – o uso demasiado de bebida alcoólica pode ocasionar acidentes graves e motivar a violência. Se estiverem na condução de veículos, passem para uma pessoa habilitada e que não tenha ingerido bebida alcoólica ou opte por transportes coletivo ou táxis.

Para fiscalizar condutores que dirigem sob efeito de bebidas alcoólicas, estará disponível com os policiais militares na área do 25º BPM/I que abrange os municípios de Panorama a Osvaldo Cruz um equipamento comumente chamado de “Etilômetro Passivo”, sendo ele capaz de detectar ingestão de álcool pela simples aproximação do condutor. Com esse aparelho será possível identificar o condutor alcoolizado no mesmo instante em que se pede a documentação para fins de averiguação. Esse ato não depende da autorização do condutor.

Divirta-se com segurança e em qualquer situação de emergência ou denúncia ligue “190”.

A Polícia Militar terá o efetivo policial em sua totalidade empregado para o trabalho nos locais de festejos e aglomeração de pessoas.

Na manhã de hoje (21) o Major PM Ivan Garcia de Oliveira, Comandante do 25º BPM/I já falou aos policiais militares sobre o desenvolvimento do trabalho da Polícia Militar na região neste período de festividades.

Os festejos na área do 25º BPM/I ocorrerão nas cidades de Dracena no dia 21 (sexta) e nas cidades de Panorama nos dias 21, 22,23 e 24 período noturno e nos dias 23 e 25 (matinê) e na cidade de Paulicéia (Carnacross) nos dias 22 ,23, 24 e 25 e no município de Osvaldo Cruz nos dias 22 e 24 – Desfile de Escola de Samba. 

Com informações/25ºBPM/I